O Papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira, (21) de abril de 2025, às 7h35 (horário de Roma), aos 88 anos, na Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé, que declarou:
“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”
“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, disse um comunicado do camerlengo.
Farrell continuou: “Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”.
“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, concluiu a declaração. (Vatican News).
O pontífice enfrentava problemas respiratórios nas últimas semanas, incluindo bronquite e uma infecção polimicrobiana. Apesar de ter recebido alta do Hospital Policlínico Agostino Gemelli em março, sua condição se agravou, culminando em uma pneumonia bilateral que levou ao seu falecimento.
Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro papa jesuíta, latino-americano e não europeu em mais de 1.200 anos, foi eleito em 2013. Durante seu papado, destacou-se por sua simplicidade, compromisso com os pobres e esforços de reforma na Igreja Católica. Optou por residir na Casa Santa Marta, em vez do tradicional Palácio Apostólico, e foi reconhecido internacionalmente, incluindo pela revista Time como “Pessoa do Ano” em 2014.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266.
INFORMAÇÕES
Vatican News