Brasília – Um homem de 54 anos, identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri, foi detido na madrugada desta quarta-feira ao tentar invadir o Palácio do Planalto, sede do governo federal. Segundo a Secretaria de Comunicação Social, ele pulou a grade que cerca o prédio e subiu a rampa principal.
![]() |
| Grades de proteção em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quarta (10) — Foto: Isabella Calzolari/g1 |
Fulgieri, que é de São José do Cerrito (SC), foi contido pela guarda presidencial após não obedecer a uma ordem verbal para parar. A segurança utilizou munição não-letal, disparando balas de borracha que o atingiram na perna e no quadril. Sem ferimentos graves, ele foi detido e levado à Polícia Federal, onde deve responder por invasão de prédio público.
De acordo com relatos de seguranças, o homem gritava que o Palácio era sua "casa" e que precisava "voltar para o trono".
A tentativa de invasão não é um caso isolado. O g1 apurou que Fulgieri já havia tentado invadir o Senado Federal na última segunda-feira, dizendo que ia "sentar no trono" do presidente da Casa. A matéria também confirma que o homem tem outras passagens pela polícia, incluindo uma tentativa anterior de invasão em que dormiu dentro de um helicóptero.
As grades ao redor do Palácio foram instaladas temporariamente para reforçar a segurança durante o julgamento da "trama golpista" pelo Supremo Tribunal Federal, que se localiza do outro lado da Praça dos Três Poderes.
INFORMAÇÕES
g1.globo.com
