![]() |
Créditos da Imagem: Reprodução/Yandex Imagens |
O velório do papa Francisco, falecido aos 88 anos na segunda-feira, 21 de abril de 2025, começou às 6h de quarta-feira, 23 de abril, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e seguirá aberto ao público até sexta-feira, 25 de abril, permitindo que fiéis prestem suas últimas homenagens. O funeral está marcado para sábado, 26 de abril, às 5h (horário de Brasília), com a Santa Missa Exequial, presidida pelo cardeal Giovanni Battista na Praça de São Pedro. Após a cerimônia, o corpo será levado em procissão à Basílica de Santa Maria Maggiore para o sepultamento, conforme desejo do pontífice.
A organização dos ritos foi definida em reunião de cardeais na terça-feira, 22 de abril, conforme o livro “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”. Francisco faleceu devido a um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de parada cardíaca, um mês após receber alta de uma internação de 38 dias por pneumonia bilateral.
Líderes mundiais, como o presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente da Argentina, Javier Milei, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmaram presença na cerimônia, ao lado de figuras como a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o secretário-geral da ONU, António Guterres. O caixão será trasladado da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro na quarta-feira, em procissão pelas praças Santa Marta e dos Protomártires Romanos. Seguindo reformas de Francisco, o funeral adota um caixão único de madeira com zinco e dispensa ritos tradicionais, refletindo sua simplicidade como pastor.
INFORMAÇÕES
Rádio Alvorada 94,5 Fm