A cidade de Timbó Grande acaba de receber um novo ponto de arte pública com a conclusão de um mural vibrante e repleto de significados, assinado pela artista Roberta Sembalista (@sembalista_). A obra retrata o monge São João Maria, figura de grande reverência na região por sua influência na Guerra do Contestado, e simboliza a conexão da comunidade com sua própria história.
O mural foi finalizado na parede externa do Centro de Desenvolvimento Cultural (antigo auditório da Berneck), consolidando-se como um marco cultural para a cidade. A iniciativa faz parte de um projeto aprovado pelo edital 2024 da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, programa essencial para o financiamento e a valorização de ações culturais em todo o Brasil.
Aberto ao público, o mural já se tornou um novo ponto cultural em Timbó Grande. A obra evidencia o impacto da Lei Paulo Gustavo no fomento à arte e no fortalecimento da identidade local. Além de embelezar o espaço, o mural reforça a importância da arte pública na preservação da memória e da cultura da cidade.
A própria artista destaca a relevância do projeto, citando o humorista que dá nome à lei de incentivo: “Paulo Gustavo dizia que rir é um ato de resistência, mas para além disso, a arte como um todo é resistência”.
INFORMAÇÕES
Diário Timbógrandense