Cinco dos 13 sobreviventes da queda de balão que precisaram de atendimento médico já receberam alta hospitalar
![]() |
Governador em exercício e secretário de Segurança Pública visitarão o local da queda de balão no Extremo Sul de SC – Foto: Beatriz Rohde/ND |
O governador em exercício de Santa Catarina, Francisco Oliveira Neto, anunciou em coletiva de imprensa que o estado decretou três dias de luto pela queda de balão em Praia Grande, que deixou oito mortos na manhã deste sábado (21).
“No momento, nossa preocupação é a investigação, para esclarecer exatamente o que aconteceu. Decisões administrativas e jurídicas que envolvem essa questão serão tomadas na sequência”, afirmou Neto.
O governador em exercício, que é presidente do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), visitará o local da tragédia no domingo (22), acompanhado do secretário de Segurança Pública, Flávio Graff.
Das 21 pessoas a bordo no momento da queda de balão, 13 conseguiram escapar com vida. Cinco foram atendidas com dores e queimaduras de segundo grau no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, e já receberam alta.
![]() |
Queda de balão em Praia Grande matou oito pessoas na manhã deste sábado (21) - PCSC/Divulgação/ND |
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, o piloto e a empresa Sobrevoar Serviços Turísticos, responsável pelo voo, estavam com as licenças em dia. A investigação ainda vai determinar se os envolvidos responderão por homicídio culposo.
Foram empregados dois helicópteros, nove ambulâncias, dezenas de viaturas e cerca de 90 socorristas no resgate das vítimas. O atendimento contou com apoio dos municípios gaúchos de Torres e Cambará do Sul.
Falha no extintor: piloto detalha queda de balão em Praia Grande em depoimento à polícia
O piloto e outros cinco sobreviventes da queda de balão já foram ouvidos pela Polícia Civil. Segundo os depoimentos, o fogo teria começado na base do cesto, onde havia um botijão de gás, um pano e um maçarico.
Em seguida, o piloto teria tentado apagar as chamas com um extintor de incêndio, que falhou. A solução encontrada foi realizar uma descida de emergência, manobra que permitiu à maioria dos passageiros saltar para fora.
Com o cesto mais leve, porém, o balão voltou a subir com oito pessoas a bordo. O fogo acabou tomando conta da estrutura, que despencou do céu.
A Polícia Científica trabalha para identificar os oito corpos com técnicas de papiloscopia, análise da arcada dentária e teste de DNA. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada.
INFORMAÇÕES
ND+ Mais