BBC NEWS
O mundo está em alerta após a informação que Israel está realizando ataques contra o Irã, o qual foi anunciado pelo governo israelense — que por sua vez declarou estado de emergência em seu território, afirmando esperar retaliações.
O anúncio da operação e os primeiros registros de ataques no Irã ocorreram na madrugada de sexta-feira (13/06) em horário local (noite de quinta-feira, 12/06, no Brasil).
Segundo a mídia estatal iraniana, o chefe da Guarda Revolucionária Iraniana, Hossein Salami, e Fereydoon Abbasi, ex-chefe da Organização de Energia Atômica, foram mortos nos ataques.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou em pronunciamento que o ataque israelense “atingiu o cerne do programa de enriquecimento nuclear do Irã” e teve como alvo cientistas iranianos que trabalhavam no desenvolvimento de bombas.
Segundo divulgações da BBC NEWS, “após o ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, um ataque com mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população civil é esperado em um futuro próximo”, diz comunicado do Ministério de Defesa israelense.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) escreveram nas redes sociais que dezenas de jatos “completaram a primeira etapa” do ataque, que inclui dezenas de alvos militares e nucleares do Irã.
Explosões foram ouvidas em Teerã.
A mídia estatal iraniana noticiou que áreas residenciais da capital foram atingidas, além do quartel-general da Guarda Revolucionária — braço das forças armadas e uma das instituições mais poderosas do país.
Informações e imagens: BBC NEWS com adaptações do texto para Rádio Fraiburgo/Rádio Alvoradas/Redes sociais