Colisão com pássaros pode ter causado queda de avião com mais de 200 mortos na Índia
A queda de um avião Boeing 787 da Air India, que transportava 242 passageiros, nesta quinta-feira (12), nas proximidades do aeroporto de Ahmedabad, pode ter sido causada por uma colisão com pássaros. Segundo o ex-piloto Saurabh Bhatnagar, os motores da aeronave teriam perdido potência logo após a decolagem, resultando em menos de cinco minutos de voo antes da queda.
O avião colidiu com um alojamento de estudantes de Medicina, causando um grande número de vítimas. De acordo com Bhatnagar, a decolagem ocorreu normalmente, e o problema no voo foi registrado instantes antes de o veículo recolher o trem de pouso. As autoridades locais, contudo, ainda estão investigando as causas exatas do acidente.
“Parece um caso de múltiplos impactos com pássaros, em que ambos os motores perderam potência. A aeronave começou a descer antes de recolher o trem de pouso, o que só pode acontecer caso o motor perca potência ou a aeronave pare de desenvolver sustentação”, declarou o ex-piloto ao canal indiano New Delhi Television.
O jornal indiano Bhaskar informou que o ex-ministro indiano Vijay Rupani estava na lista de passageiros e morreu no acidente. O voo, que tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido, decolou às 13h38 (horário local) e caiu apenas dois minutos depois, às 13h40.
Logo após a decolagem, o voo operado pela Air India emitiu um chamado de emergência (“Mayday”). Após esse contato inicial, no entanto, a aeronave não retornou mais informações para a torre de controle.
O Boeing 787 Dreamliner colidiu em um refeitório de faculdade, matando pelo menos cinco estudantes que estavam almoçando no momento do acidente. Outros 15 estudantes ficaram feridos. O prédio atingido era um alojamento da BJ Medical College, uma renomada faculdade de Ahmedabad. Estima-se que cerca de 60 alunos estavam no local no momento do acidente, e os esforços de resgate e recuperação de corpos continuam. A polícia de Ahmedabad informou que 204 corpos foram recuperados até o momento.
Este é o primeiro acidente fatal envolvendo o modelo Boeing 787 Dreamliner desde que entrou em serviço em 2009, de acordo com o Aviation Safety Network database.
INFORMAÇÕES
Notícias Hoje